Amélia Blog
Emagrecimento e Bem-Estar


Fitness

15 de outubro de 2014

Saiba Por Que o Ballet Fitness Está Fazendo a Cabeça das Mulheres

Ballet Fitness

A prática de atividades físicas é essencial para a manutenção da saúde em qualquer fase da vida, e hoje é muito fácil encontrar algo que temos prazer em praticar, já que a oferta de atividades inovadoras só aumenta a cada dia. A nova moda, especialmente entre as mulheres, é o ballet fitness. Você conhece este tipo de exercício? Se não, continue acompanhando o nosso artigo e descubra como esta atividade pode te dar prazer!

O que é o Ballet Fitness?

O ballet fitness é uma categoria de exercícios físicos criada pela professora de ballet, Betina Dantas, de São Paulo. A prática mistura passos e técnicas da dança clássica com exercícios de força e resistência. O objetivo deste tipo de ballet não é somente fazer aprender um pouco sobre a dança, mas também aumentar a tonificação muscular, o condicionamento físico, a postura e a flexibilidade.

Similaridade com o Pilates

Por ser considerado um exercício de força e postura, o ballet fitness é bastante comparado com a prática de pilates, que também é conhecida por melhorar a elasticidade e resistência muscular. A vantagem do ballet fitness é a imersão no mundo da dança, mesclando coreografias com agachamentos e alongamentos, o que torna o exercício mais dinâmico e divertido.Aula de Ballet Fitness

Alongamento e Fitness ao mesmo tempo

Nas aulas de ballet fitness é possível aprimorar a flexibilidade da musculatura, através de exercícios de alongamento e barra, mas sem perder o foco nos exercícios aeróbicos que favorecem a perda de peso. O fato deste ballet não se preocupar tanto com a qualidade dos movimentos (como nas tradicionais aulas de dança) permite que o aluno use boa parte da sua dedicação no esforço físico, aumentando o gasto calórico.

Delicadeza e Concentração

Outro motivo pelo qual o ballet fitness atrai tantas interessadas na prática é a mescla de exercícios físicos intensos com a delicadeza e concentração exigidos nas aulas de ballet. Apesar de não ser uma aula tradicional, o aluno é imerso no mundo do ballet, realizando movimentos ao som de música clássica e podendo até utilizar vestuário típico das aulas desta dança em algumas academias.

Benefícios para a Saúde

Qualquer tipo de exercício físico promove melhora significativa na saúde de quem o pratica com regularidade. Com o ballet físico não seria diferente. Além de melhorar o condicionamento físico, o fortalecimento muscular e a flexibilidade, uma aula de ballet fitness pode chegar a gastar quase 500kcal em uma hora! As mudanças no corpo e a diminuição de medidas na cintura, pernas e braços já podem ser observadas em apenas um mês de aula.

Quem pode praticar?

Não é necessário já ter feito aula de ballet para se aventurar na versão fitness. A prática é liberada para qualquer faixa etária e qualquer sexo, desde que sejam respeitados os limites físicos e cardíacos durante o exercício. Até mesmo gestantes e idosos podem aderir a estas aulas, já que não há uso de equipamentos ou pesos que possam lesionar a musculatura e as articulações. Mas para ficar livre de qualquer dúvida, você pode procurar um profissional da área e tirar todas as suas dúvidas!

Você já tinha ouvido falar sobre o ballet fitness? Já fez alguma aula ou já pratica este tipo de exercício para manter o corpo em forma? Deixe seu comentário e conte um pouco de sua experiência!



Sobre o Autor

Cuide do Corpo
Cuide do Corpo
Post colaborativo enviado pelo pessoal do Cuide do Corpo , blog para quem procura informações sobre nutrição, fitness e como levar uma vida saudável. Acesse o site ou entre em contato por e-mail: contato@cuidedocorpo.com.br




1 Comentário / Relato


  1. Ai eu que não consigo me esticar direito fico pensando se sobreviveria a uma aula dessas kkkk vou procurar alguma academia que tenha para testar 😛

    Bjkas



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


5 × = 45


OxyElite Pro