Amélia Blog
Emagrecimento e Bem-Estar


Beleza e Bem Estar

30 de outubro de 2015

Outubro Rosa: Movimente – se contra o Câncer de Mama!

Nesse mês acontece o movimento Outubro Rosa, que nasceu na década de 90 nos EUA, para estimular a participação de toda a população na conscientização e controle do Câncer de Mama. Esse movimento é anualmente divulgado com o objetivo de compartilhar as informações sobre o câncer de mama promovendo a conscientização da importância do diagnostico precoce dessa doença.

O AméliaBlog também está participando desse movimento e vamos contribuir para o Outubro Rosa divulgando a campanha e apresentando informações!

Outubro Rosa – Faça o Autoexame!

O câncer de mama pode ser percebido logo nas suas fases iniciais, na maior parte dos casos. E isso aumenta Autoexame Câncer de mamasignificantemente as chances da cura e tratamento.

Todas as mulheres, independentemente da sua idade, precisam conhecer o seu corpo para conseguir saber o que é e o que não é normal nas suas mamas. É muito importante que as mulheres sempre observem as suas mamas. É bom algum momento que você se sinta confortável para fazer o autoexame (no banho, durante a troca de roupa ou em qualquer outra situação do seu cotidiano), sem nenhuma técnica específica, apenas valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.

A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Veja como fazer o Autoexame nas Mamas

O autoexame das mamas faz parte das ações de educação do Outubro Rosa para a conscientização do câncer de mama onde é aconselhado a contemplação e o conhecimento do próprio corpo.

Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao fazer o autoexame.

Mulheres que menstruam devem fazer o autoexame 3 a 5 dias após a menstruação, as que não menstruam devem escolher uma data fixa mensalmente.

Autoexame prevenção câncer de mama

Sinais e sintomas que devem ser comunicados ao médico:

Dor, palpação de caroço, saída de líquido, alteração na pele e palpação de nódulos axilares (íngua).

O exame feito pela própria mulher não substitui o exame físico que também deve ser realizado anualmente por um  profissional de saúde qualificado para essa atividade.

Atividades físicas para prevenir o Câncer de Mama

Durante os últimos 15 anos, já foram publicados muitos estudos que demonstram, independentemente do volume da massa corpórea, mulheres ativas fisicamente apresentam um risco mais baixo no desenvolvimento do câncer de mama.

Autoexame nas mamasEm uma análise conjunta de 19 pesquisas publicadas, sobre a relação entre atividade física e o aparecimento de câncer mostrou que mulheres ativas apresentam risco de desenvolver a doença 29% menor do que as mulheres que são sedentárias.

Porém, essas pesquisas não são provas concretas, mas existem alguns mecanismos biológicos que podem ser evocados para explicar esse efeito protetor que o exercício pode trazer na evolução de tumores. Um dos mais aceitos, consideram que o trabalho muscular reduz os níveis sanguíneos de insulina e de certos fatores de crescimento liberados pelo tecido adiposo, capazes de estimular a multiplicação das células malignas.

Atividades físicas no tratamento do Câncer de Mama

Existem alguns estudos (Revista JAMA, 2005) que mostram que mulheres que foram operadas do câncer de mama, e após a cirurgia e os tratamento complementares como radioterapia e quimioterapia, passaram a fazer atividades físicas (caminhar por 30 minutos por dia, por 5 dias em média por semana, em uma velocidade média de 6km/h ou outra atividade equivalente) apresentaram cerca de 60% de redução do risco de recidiva da doença, menor mortalidade por câncer de mama e menor probabilidade de morrer de outras causas. Reduzir em 50% a probabilidade de morrer de câncer de mama, através da adoção de um estilo de vida mais ativo, é um resultado muito inacreditável: nenhum tipo de quimioterapia ou radioterapia, mais agressiva que possa ser, já demonstrou provocar esse impacto.

Mulher Caminhando

De um ponto de vista científico, mesmo a relação entre atividade física e câncer não estando totalmente e definitivamente esclarecida, as informações obtidas até hoje são tão contundentes que todas as mulheres operadas de câncer de mama, deveriam investir na prática regular de atividades físicas. Porém, com uma orientação e aprovação médica.

Exercícios físicos também ajudam autoestima e podem inibir os sintomas da quimioterapia.

Fonte:
http://drauziovarella.com.br/mulher-2/cancer-de-mama/atividade-fisica-e-cancer/
http://www.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2015/movimento-outubro-rosa.asp
http://vencerocancer.com.br/pacientes/qualidade-de-vida-2/efeitos-colaterais/atividade-fisica-durante-quimioterapia-pode/



Sobre o Autor

Dieniffer
Dieniffer
Dieniffer Cardozo no Google+




0 Comentários / Relatos


Seja o primeiro a comentar ou relatar!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


9 − = 6


OxyElite Pro