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18 de setembro de 2014

Isotônicos – Veja o que é e como funciona!

Isotônicos

Usados para repor micronutrientes, glicose e sais minerais, isotônicas são soluções de osmolaridade semelhante aos fluidos do nosso corpo, com baixa quantidade de carboidratos para sua rápida absorção e que chegam ao sangue através do processo osmótico. Repõem as perdas ocorridas pela transpiração, de água, eletrólitos e sais minerais, glicose, sódio e potássio mantendo o equilíbrio hidroeletrolítico do corpo e retardando a fadiga muscular, a hipoglicemia e a hipertensão.

Segundo a RDC 18/2010 da Anvisa, capítulo III e artigos 6º, 7º os suplementos hidroeletrolíticos para atletas podem conter: água, vitaminas e minerais, açúcar, sal, potássio e carboidratos em concentrações máximas:

– de sódio entre 460 e 1150 mg/L e de potássio até 700 mg/L;

– carboidratos até 8% ;

– frutose até 3%.

A Osmolaridade do produto pronto para consumo deve ser inferior a 330 mOsm/kg.; Além disso não são gaseificadas para não distenderem o intestino e o estômago.

Para os especialistas os suplementos energéticos para atletas devem conter em sua composição pelo menos 75% do valor energético total vindo do mínimo de 15 g de carboidratos.

Composição básica

Cafeína, taurina, glucoronolactona e inositol. Poderão conter guaraná, açaí, carnitina, creatina, arginina, ginko biloba e outros estimulantes. A presença de Sódio e Potássio facilita a absorção. O Cloreto é desejável, já que se perde Cloro através do suor.

Indicação

Isotônico Indicação

A sede, sinal claro de desidratação, deve ser prevenida com hidratação antes, durante e estendida até o final da primeira hora após a atividade física, por meio do consumo da bebida isotônica, o que deve ser feito de preferência com ela bem fria, e seu uso é indicado para repor as perdas de mais de 2% do peso do indivíduo por sudorese ou então após exercícios intensos por mais de uma hora.

Após treinos intensos em academias os isotônicos mais indicados são os que contêm composição entre 6% a 8% de carboidrato (maltodextrina ou frutose), pois assim, manterá lenta a absorção da glicose, prevenindo hipoglicemia pós-exercício. Devem ser consumidos gelados para facilitar o esvaziamento gástrico. Quanto mais rápido ele deixar o estômago, mais rapidamente você sentirá os benefícios.

Sua principal função é a rápida reposição das energias já que sua concentração é semelhante aos fluidos corporais, facilitando sua transferência para a corrente sanguínea. Segundo médicos especialistas só há necessidade de se consumir um isotônico se houver perda de mais de 2 por cento do peso corporal durante um exercício físico.

Cálculo da Necessidade

Isotônico Indicação 2

Pesar-se antes do exercício e também depois do exercício e fazer uma conta para ver se o organismo precisa de isotônico:

Calculo da Necessidade de Isotônico

PDT ( peso depois do treino )

PAT ( peso antes do treino )

Se o resultado for menor ou igual a dois, apenas água já será suficiente para repor energias. Se o resultado for maior que dois, é necessário tomar um isotônico.

Isotônico Natural

Com apenas 22 calorias por 100 ml, a água de côco, é um isotônico natural e saboroso, apesar de possuir baixo teor de Sódio.

Restrições

Os isotônicos não podem ser consumidos por crianças, gestantes, idosos e portadores de enfermidades, hipertensos, diabéticos e doentes renais.



Sobre o Autor

Ednilson Pinto
Ednilson Pinto
CRN 1123-T TND – TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA Ednilson Pinto no Google+




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